Concurso de Fotografia
Postado em 01/08/2016

CONCURSO DE FOTOGRAFIA
Departamento de Comunicação
Equipe de Fotografia

Regulamento 001/2016

O 1º Concurso de Fotografia promovido pela Equipe de Fotografia e Edição de Imagens, através da comissão organizadora, tem a finalidade de valorizar a criatividade fotográfica no ambiente da Paróquia São Sebastião, Mártir e São Francisco de Assis.

1 - Objetivo: Promover e incentivar a expressão artística por meio da Fotografia.

2 – Tema: PARÓQUIA: LUGAR QUE NOS LEVA A DEUS.
Lema: “A beleza está nos olhos de quem a vê.”
― Ramón de Campoamor y Campoosorio

O concurso se propõe a revelar novos talentos fotográficos e a divulgar fotografias no ambiente da Paróquia São Sebastião, Mártir e São Francisco de Assis. O participante deverá seguir as seguintes regras deste regulamento.

• Inscrição e Contribuição

3 - Inscrições:

Início: 01 de agosto de 2016
Encerramento: 15 de agosto de 2016

3.1 - Horário de inscrições, na Secretaria da Paróquia São Sebastião, Mártir e São Francisco de Assis, horário Comercial.

3.2 – Por e-mail (secretariasaosebastiaomanaus@gmail.com – paroquia@saosebastiaoesaofrancisco.com.br)

3.3 - Contribuição de inscrição: R$ 5,00 por Foto, que desejar Compartilhar. Ou R$ 20,00 por 5 (Cinco) Fotos. Cada Foto Compartilhada não terá direito de troca, somente com outra Contribuição.

4 - Categorias: O concurso é aberto para fotógrafos profissionais, avançados e iniciantes.

Descrição das categorias de participantes:

Categoria 01 – Fotógrafos profissionais
Fotógrafo detentor de conhecimento técnico, e com experiência e prática comercial da fotografia em qualquer área da atividade.

Categoria 02 – Fotógrafos avançados
Fotógrafo detentor de conhecimento técnico, porém sem experiência nem prática comercial da fotografia em qualquer área de atividade.

Categoria 03 – Fotógrafos iniciantes
Fotógrafo sem conhecimento técnico, sem experiência e sem prática comercial da fotografia em qualquer área de atividade.

5 - Participantes: Todos que se enquadram nas categorias descrita no item 4 deste regulamento.

5.1 – É vetada a participação da liderança da equipe de fotografia e de edição de imagens da Paróquia São Sebastião, Mártir e São Francisco de Assis, assim como da comissão organizadora deste concurso.

• Tema

6 - Tema: “PARÓQUIA: LUGAR QUE NOS LEVA A DEUS”

Subtema 01: EXPRESSÃO LITURGICA.
Momentos de Missa e Adoração. – detalhes que transmite a beleza da Fé.

Subtema 02: EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
Pinturas internas.

Subtema 03: EXPRESSÃO ARQUITETÔNICA
Imagem que retrate a Estrutura Paroquial.

Subtema 04: EXPRESSÃO HUMANA
Grupo de Oração e Ministração de Sacramentos (Batismo, Casamento e outros), seja cantando, desenhando, pintando, dançando, etc.

• Premiação e Resultados

7 - Premiação:

1º lugar geral: Uma (01) cópia da foto vencedora impressa em 29,7x42, uma (01) foto impressa em 20x30 ou 20x25 e Um Relógio.

1º lugar por categoria: Duas (02) cópias da sua foto impressa em 20x30 ou 20x25 e Um Relógio.

2º lugar por categoria: Uma (01) cópia da sua foto impressa em 20x30 ou 20x25.

Todos os fotógrafos de cada categoria que tiverem entre as 10 fotos expostas receberão o certificado de participação do concurso, com o nome do autor, categoria e subtema.

8 - A divulgação do resultado e premiação dos vencedores será no dia 02 de outubro de 2016 durante a Festa de São Francisco de Assis. (19h00min).

9 - Serão aceitas apenas fotos que estejam claramente dentro do tema.

10 - As fotografias deverão estar dentro do tema proposto.

• Direito autoral e assuntos relacionados

11 - A composição fotográfica ficará a critério do fotógrafo.

12 – É responsabilidade do fotógrafo a obtenção da autorização para fotografar pessoas da Paróquia.

12.1 – A Paróquia, como a única realizadora, reserva-se o direito de utilizar as fotografias, sem exclusividade e gratuitamente, em meios de comunicação como revistas, cartazes, boletins dominicais, internet e folhetos impressos, visando única e exclusivamente a divulgação e a promoção dos fotógrafos participantes do evento, no ano do concurso e em concursos futuros, extensivo aos patrocinadores e/ou apoiadores, desde que não associada a comercialização de produtos ou mera promoção da marca sem a expressa referência do autor.

12.2 – Ao participar da competição, o concorrente:

a) confirma que a fotografia é de sua autoria e que a obra é original;
b) que é o único proprietário dos direitos de autor, não havendo exigências de direitos de terceiros;
c) encaminha, quando necessário, a autorização para fotografar as pessoas retratadas nas imagens participantes.

12.3 – No ato da publicação da imagem, é de inteira responsabilidade do participante providenciar necessária autorização para fotografar o(s)/a(s) pessoa(s) e/ou propriedade(s).

12.4 – A Paróquia e a comissão organizadora se isentam de responsabilidade por danos morais ou materiais decorrentes do uso da imagem para divulgação da competição ou da sua exposição, sendo o autor o único responsável.

• Forma de participação

13 – No ato da inscrição, o participante receberá um endereço de e-mail para onde enviar sua fotografia.

13.1 - O prazo para envio das imagens será o dia 31 de Agosto de 2016 às 23h59min59seg.

13.2 - O limite máximo de fotografias por participante é de até duas (02) fotos por cada subtema. Não serão aceitas mais do que dez (10) fotos por cada concorrente.

13.2 – O concorrente deverá informar no texto do e-mail
• Local de onde foi feita a fotografia
• Equipamento utilizado
• Se houver pessoas, a liberação do uso de imagem.

14 – Serão desclassificadas as fotografias:

14.1 – Que apresentem marcas d’água, símbolos, logotipos, o nome do autor ou outra marca que identifique seu autor;

14.2 - Com apelo sexual, práticas ilícitas ou criminosas, bem como atividades incompatíveis com as práticas de fé e conduta adotadas na Paróquia São Sebastião.

14.3 – Que descumprirem os termos deste regulamento em parte ou na íntegra.

15 – Caso seja constatada tentativa de fraude no envio de fotos ou mecanismo de votação, o participante será excluído do concurso sumariamente a qualquer tempo.

16 – O fotógrafo receberá a confirmação da participação ou a desclassificação após a avaliação prévia da comissão de organização do concurso, através do e-mail indicado na ficha de inscrição.

• Especificações técnicas

17 – O concurso está aberto para fotografias obtidas por câmeras digitais, celulares ou de filme (digitalizados). Em todos os casos, cada imagem deve ter no mínimo 1800 pixels no lado maior.

17.1 – As fotografias devem ser enviadas na forma digital: em RGB e formato JPEG.

18 – Os tratamentos ou edições nas fotografias devem ser feitas com moderação, de forma que a beleza real seja vista.

• Comissão Julgadora e votação

19 - A avaliação das fotografias será de três (03) maneiras: a) Pré-seleção efetuada pela comissão organizadora; b) Análise técnica por 05 fotógrafos profissionais; c) Votos públicos pelo Facebook e Instagram;

19.1 – A comissão organizadora observará se a fotografia enviada se está dentro dos parâmetros descrito neste regulamento e encaminhará para os fotógrafos profissionais a fim de uma análise técnica.

19.2 – A comissão organizadora adicionará suas fotos no mural do Facebook sobre o tema proposto.

19.3 – A foto participante do concurso será postada, em um álbum específico cujo título é “CONCURSO DE FOTOGRAFIA 2016”, na página oficial do Facebook (https://www.facebook.com/SaoSebastiaoManaus) e Instagram (https://www.instagram.com/Saosebastiaomanaus) da Paróquia São Sebastião, mártir e São Francisco de Assis.

20 – Os votos públicos terão valor único, cada curtida/favoritismo representa 1 voto.

20.1 - Comentários nas fotos podem ser feitos, mas não contarão como voto, apenas as curtidas;

20.2 - A contagem dos votos pelo Facebook e Flickr serão efetuadas no dia 20 de Setembro às 22h, a partir dessa data as curtidas/favoritas não serão válidas como voto.

21 - Os votos dos jurados terão o valor de 2 votos cada um.

22 - A comissão julgadora será composta por 07 (Sete) pessoas, sendo cinco membros e frequentadores assíduos da Paróquia e dois convidados, todos de reconhecimento no meio fotográfico, podendo haver alterações que serão comunicadas junto com o resultado do concurso.

22.1 – A comissão julgadora é soberana nas decisões e reconhecida sua independência na escolha dos resultados, sem interferência de outros.

22.2 – No caso de empate o voto de minerva será do direto do departamento de comunicação da Paróquia São Sebastião (não haverá recurso para essa decisão).

23 - A divulgação dos 10 primeiros colocados por categoria, será no dia 27 de setembro, a partir das 0h, através das redes sociais, e os nomes no mural da igreja e e-mail para os finalistas.

• Divulgação de resultados

24 - Até o dia 28 de Setembro de 2016, no horário de 08h30min às 10h, os 10 primeiros colocados de cada categoria, estarão listados no mural da Igreja.

25 - As fotos serão expostas no dia 29 de Setembro de 2016 no mural da Paróquia.

26 – Os vinte (20) primeiros colocados deverão estar presentes na divulgação do resultado e premiação dos primeiros será no dia 02 de Outubro de 2016, durante a Festa de São Francisco de Assis (19h00’).

Lembrem-se: a ideia é a gente se divertir e admirar as fotos, portanto “sem stress”!!!