PASTORAIS

Cada pastoral tem um objetivo, mas todas consistem em se debruçar sobre as aspirações e as angústias dos homens para lhes propor, a partir delas, a mensagem cristã. Pastoral não se limita a ação dos pastores, mas a ação de toda a comunidade, de toda a Igreja.

Num sentido amplo, Pastoral é toda a ação da Igreja e sua missão neste mundo. A Igreja não existe para si mesma, mas em função da sua missão de anunciar Jesus Cristo e fazer acontecer o Reino de Deus.

CONHEÇA NOSSAS PASTORAIS

PASTORAL DO BATISMO

"Ide, pois, e ensinai o Evangelho a todas as criaturas; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". (Mateus 28, 19)

A Pastoral de PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DO BATISMO, formada por cristãos católicos leigos, em apoio aos trabalhos do Pároco da Paróquia, objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, visando a condução gradativa dos batizados às atividades cristãs católicas e nas celebrações da igreja.

Dias de Formação em nossa Paróquia é sempre no segundo sábado de cada mês, e a Celebração do Batismo no Terceiro Sábado.

PASTORAL DA CATEQUESE

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Realizamos encontros semanais de formação, onde são apresentados temas do nosso cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito, onde buscamos do verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitude em relação a Deus, ao irmão e à irmã.

"A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CIC 5).

PASTORAL DO DÍZIMO

A responsabilidade pela organização do dízimo, cabe a pastoral do dízimo. Para que haja organização, é preciso muita evangelização. A equipe da pastoral do dízimo tem essa missão: conscientizar os paroquianos, sobre sua responsabilidade, para com a comunidade onde vivem, e da qual fazem parte. O objetivo primeiro da equipe da pastoral é: conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo; mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo; apresentar o dízimo como condição central da experiência de comunhão e participação, e portanto, da experiência de ser e de agir como igreja. O papel preponderante da equipe da pastoral do dízimo é o de ser conscientizadora. Mas há tarefas a serem executadas: tarefas de cadastro de dizimistas, preencher o relatório do dízimo ao final das missas, redação e remessa de correspondências diversas aos dizimistas, confecções de cartazes, participações eventuais nas celebrações comemorativas, e muitas outras circunstâncias, que podem surgir. Não se pode esquecer um fator muito importante, que é a prestação de contas regulares e periódicas, das arrecadações do dízimo. Você que sente vontade de se inscrever como dizimista, procure a equipe de plantão durante as missas, ou na secretaria da paróquia, fazendo o seu cadastro. E você que suspendeu temporariamente a sua contribuição, renove a sua aliança de gratidão, a Deus. Olha para frente, recomece a partir deste mês.

PASTORAL DA LITURGIA

Os leigos e leigas que auxiliam o Padre na Liturgia das Missas formam grupos assim denominados:

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

Ministros participantes que distribuem aos fiéis o Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. A eles (as) compete auxiliar na preparação do altar e do presbitério para as missas, e na distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis, assim como, ao final da missa, a purificação dos vasos sagrados, etc. Na Eucaristia é Deus que nos alimenta.

MINISTROS DA PALAVRA

São participantes que exercem a função da proclamação da Palavra de Deus, e animação nas Missas.

Na liturgia da Palavra, Deus está presente e Ele nos fala ao ser lida as Sagradas Escrituras. É o Senhor mesmo, que na voz do(a) proclamador(a) fala ao seu povo reunido em assembléia e comunica-lhe a boa nova(boa notícia). A boa notícia é Ele mesmo.

O (a) animador (a) se dirige aos fiéis, dando explicações e fazendo exortações precisas sobre a liturgia do dia. Anima e motiva a assembléia para participar de forma plena do Mistério que está sendo celebrado.

MINISTROS DA MÚSICA

Diversos grupos encarregados da música e canto nas celebrações. Os músicos instrumentistas e o(a) organista apóiam o canto da assembléia e do(a) cantor(a). Todas essas pessoas estão engajadas para que haja uma excelente celebração, principalmente para que o povo participe rezando e cantando como parte integrante da Santa Missa.

ACOLHIDA

Pessoas responsáveis em acolher a assembleia antes das celebrações, dando os boletim e/ou folha de canto.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

É um movimento de espiritualidade apostólica. O próprio nome do Apostolado da Oração nos indica claramente qual é o seu objetivo, sua finalidade, sua meta e seu espírito: Oração e Apostolado. META DO APOSTOLADO: Atuação de base; Trabalhar com as famílias; Levá-las para a Igreja; Trabalhar com os pobres; Fazer hora santa: rezar o terço em família; Doação em outras pastorais; Santificação das famílias através da oração; No Apostolado da Oração o movimento tem que ter: carisma, fé e serviço, pois o carisma do Apostolado é Rezar.

CONGREGAÇÃO MARIANA

A Congregação Mariana é uma associação pública, formada por leigos católicos, que procuram seguir melhor o Cristianismo através de uma vida consagrada à Mãe de Deus, a Virgem Maria. "Santidade e apostolado" são as metas da congregação para a transformação cristã da sociedade.

MOVIMENTO CARISMÁTICO DE ASSIS

As caraterísticas do carismático tocam em aspectos de vida espiritual bastante comuns a todos os cristãos, que buscam corresponder em sua vida às exigências do seu batismo.

Isso nos faz compreender que o carismático não é uma pessoa especial, como se fosse um santo ou uma pessoa complemente diferente dos outros, porque tem dons extraordinários. Fundamentalmente o carismático é uma pessoa que vive na Igreja, com a Igreja e pela Igreja sua vocação de cristão, sua caminhada de filho de Deus.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

É um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e espalhada por todo o mundo, pela influência da Movimento Carismático da Igreja episcopal protestante, dentro dum pensamento ecuménico, porém mantendo os dogmas do Catolicismo Romano.

A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo.

O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo. Em nossa Paróquia temos duas realidades de Grupo de Oração:

1. GRUPO DE ORAÇÃO EMANUEL – Tem como o foco principal trabalhar na evangelização para as famílias, com isso adentra todas as esferas que é a família cristã. Acontece na Paróquia todas as quinta-feira após a Santa Missa das 18h.

2. GRUPO DE ORAÇÃO JOVEM NOSSA SENHORA DE PENTECOSTES – Tem como o seu foco de evangelização principal a Juventude, por meio de Acampamentos e Formações específicas para a Juventude. Acontece na Paróquia todas as sexta – feira às 23h.

ORDEM FRANCISCANA SECULAR

A Ordem Franciscana Secular que se configura como uma união orgânica de todas as fraternidades católicas espalhadas pelo mundo e abertas a todos os grupos e fiéis. Nelas, os irmãos e as irmãs, impulsionados pelo Espírito a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular, são empenhados pela Profissão a viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante esta Regra confirmada pela Igreja.

GRUPO DE AMIGOS DA CANÇÃO NOVA

"Os Grupos de Amigos da Canção Nova são os braços da obra, para que ela possa alcançar lugares aonde a comunidade de Vida e Aliança não tem possibilidade de ir, apesar dos meios de comunicação. Eles existem para que a Canção Nova chegue mais longe, penetre todas as realidades e contagie com o Evangelho todos os tipos de atividades do homem." – Mons. Jonas Abib.

PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".

PASTORAL SOCIAL

A Pastoral Social é esta solicitude da Igreja voltada especialmente para as condições socioeconômicas da população. Hoje como ontem ela se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, enfim, às condições reais da existência, à qualidade de vida. "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" Jo 10,10. A Pastoral Social expressa a compaixão de Jesus e o amor da mãe, traduzindo-os numa ação social de promoção humana junto aos setores mais pobres da sociedade.

TERÇO DOS HOMENS

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.